sexta-feira, 26 de março de 2010

Projeção - A Batalha que é escrever

Eu já vi o filme inteiro, praticamente, na minha cabeça. Início, meio e fim; problemas e soluções; conversas e discussões; personagens e personalidades, lugares e cenários.

O esqueleto desse conto que chamei de Paragon já está pronto, a trama, quero dizer. Mas chegar até esse ponto de planejamento, que muitos acham difícil, é como engatinhar pra um escritor, e eu nem me considero um ESCRITOOOOOR...

Pensar no início, no meio e no fim de uma história, é muito bom e um ótimo começo, mas ter esses três momentos não significa que você tem uma história. Significa que você tem uma... Sinopse, digamos assim.
Vou usar de exemplo Harry Potter e a Pedra Filosofal porque tenho certeza que todo mundo já leu. Se não, saiam daqui ¬¬. Eis o início, o meio e o fim.
-----------------
Harry entra na escola e descobre que é famoso, e gosta da reviravolta positiva em sua vida.
Harry descobre que a vida nova não é tão fácil e que alguem está tentando matá-lo, e suspeita do Prof. Snape.
Harry enfrenta seu arquiinimigo, que revela ser o Prof. Quirrel, o vence, e fica tudo bem.
------------------

É bem mais elaborado que isso, mas vocês entendem. Eu tenho o começo, o meio e o fim de Paragon, mas o que pouca gente leva em consideração é todo o resto.

Tipo o que vai se passar entre o começo do começo e o meio do começo, até o fim do começo. Pular direto pra trama é deselegante e o livro vai parecer um Bis: bom, mas não dura porra nenhuma. É preciso encher os espaços entre os pontos chave da trama, e os espaços entre os espaços menores. É ler e reler, pra ter coerência e retidão.

Dá trabalho. E muitas vezes tenho preguiça, mas paciência. Garanto a vocês que esse livro sai, cedo ou tarde.

É só eu tomar jeito.
Pensando aqui e agora comigo mesmo, acho que vou me obrigar todos os dias a escrever pelo menos um parágrafo, mesmo que eu não goste... De repente numa dessas vêm aquela enxurrada de idéias e eu consigo preencher um grande espaço.

Bom, vou indo lá.


Ah, a respeito do Quinto Capítulo, creio que já tem 3 páginas e ainda não tem título.

Beijos, moças. E abraços, caras.





PS.: Alguém aí gosta de vampiros? Aguardem.

Um comentário:

  1. Compreendo você amigoOoOo =]
    Um livro é algo muito elaborado que dá um trabalho ferrenho =/
    Muita coisa para se pensar, e muita idéia para se escrever.
    Sei que você vai conseguir. Enquanto isso vou ficar aqui esperando (com muita paciência prometo °/) porque a historia é boa viu. ;D
    BjOkSs

    ResponderExcluir